sábado, 10 de novembro de 2012

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DISCUTE A VINDA DO CAPS-AD PARA PRÉDIO DO CAPSII


Aconteceu nesta sexta-feira, 09 de novembro, às 8h da manhã, na área de convivência do CAPSII de Araguaína, uma reunião em que participaram equipe, usuários, familiares e vizinhos do CAPSII.

A reunião foi organizada pela Associação Unidos Pela Vida e teve como objetivo discutir a situação que foi comunicada aos funcionários do CAPS II, na visita da Secretária de Saúde, Vanda Paiva, e equipe, na terça-feira (07/11): de acordo com a SESAU, existe a possibilidade de que a unidade do CAPS ÁLCOOL e DROGAS, que funciona no Bairro Eldorado, seja transferido para uma área dentro do prédio do CAPS II, que estava, a princípio, reservada para a ampliação do CAPS INFANTIL, aguardando tão somente as necessárias reformas nas instalaçoes elétricas e hidráulicas.

A notícia preocupou funcionários e usuários por entenderem que a proximidade da unidade de Álcool e Drogas, venha trazer sérios problemas aos tratamentos dos usuários do CAPSII que tratam de transtornos psíquicos sem vínculos com substâncias ilícitas como crack e outras drogas. 

Nesta reunião, também os moradores e empresários da vizinhança manifestaram sua preocupação. Para o Sr. Célio Souza, que reside em frente ao CAPSII "a presença do CAPS ad trará, fatalmente, a presença de maus-elementos ligados ao tráfico, principalmente pelo fato da localização atual do CAPS II ser tão próxima à Rodoviária de Araguaína, que já é uma região com histórico de preseça do Crack".

O argumento das autoridades de saúde do Estado é que as atuais instalações do CAPS Álcool e Drogas são inadequadas, o que é um fato. É de consenso geral (incluidos aí os presentes na reunião) a necessidade do CAPS ad. Porém, a  Associação Unidos Pela Vida reconhece a necessidade de melhorias para o CAPS ad, porém, entende que a vinda para o mesmo prédio do CAPS II causará sérios problemas aos usuários desta Unidade de Saúde, razão pela qual é contrária a esta união.




Veja as fotos da reunião













































Nenhum comentário:

Postar um comentário